Leia na íntrega a reportagem vencedora do Prêmio Nacional Clóvis Barbosa de Jornalismo Literário

No fim de agosto deste ano o blog JL destacou a reportagem vencedora do Prêmio Clóvis Barbosa de Jornalismo Literário, sob o título “O Homem da Segunda Chance” , sobre os dilemas do dr. Ronaldo Honorato, cirurgião cardiovascular que faz a captação de corações para transplantes no Incor (Instituto do Coração), em São Paulo. O premiado perfil – escrito pela pós-graduada em JL, Andréa Ascenção – utilizou os recursos narrativos do Jornalismo Literário e buscou compreender o máximo possível da realidade do perfilado e dos personagens que interagem na sua vida. Nesta semana a autora publicou na íntegra a matéria vencedora no site Clichetes – espaço referência em arte, cultura e divulgador de trabalhos jornalístico-literários na web.

Dos cerca de 6,5 milhões de pacientes portadores de insuficiência cardíaca no Brasil, o DATASUS (departamento de informática do SUS) estima que hoje em dia aproximadamente 1/3 é hospitalizado. Em um ano, 10% dos pacientes que não conseguem tratamento morrem. Dos casos mais graves que são internados, ou seja, das pessoas impossibilitadas de realizar qualquer atividade física, e que às vezes, mesmo em repouso, sentem desconfortos, entre 30 e 40% também morrem. Os filhos de dona Durcília ainda não sabem, mas os próximos exames estão prestes a designá-la para mais um grupo de 50%. Metade dos pacientes que se recuperam na UTI do pós-operatório e que evoluem para a necessidade de fazer diálise, não sobrevive.      (trecho da reportagem “O Homem da Segunda Chance”).

O-médico-Ronaldo-honorato-foto-andréa-ascenção-jornalismo-literário

Por meio dos passos do médico Ronaldo Honorato (foto), a jornalista Andréa Ascenção monta um quadro da relação médico-paciente, vida-morte, esperança-tristeza… Um perfil que nos ajuda a entender o dilema da doação de órgãos e da fila de espera por transplantes no Brasil

Confira a matéria na íntegra no site Clichetes: http://migre.me/myLoy

2 pensamentos sobre “Leia na íntrega a reportagem vencedora do Prêmio Nacional Clóvis Barbosa de Jornalismo Literário

  1. Pingback: Pós-Graduação em Jornalismo Literário 2015 abre inscrições | Jornalismo Literário

  2. Pingback: Quando o jornalismo conta histórias, entrevista com Edvaldo Pereira Lima | Jornalismo Literário

Deixe um comentário