Pesquisas acadêmicas: a consolidação do Jornalismo Literário no Brasil

O Jornalismo Literário, especialização do jornalismo que utiliza elementos narrativos da ficção na transmissão de informações sobre fatos reais, é um campo de estudo em plena expansão no Brasil. Esse avanço é constatado quando percebemos o aumento dos trabalhos acadêmicos, no âmbito da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), entre anos 2001 e 2012.

No total são 68 produções científicas sobre Jornalismo Literário apresentados em congressos da Intercom. Os dados são uma ampliação da pesquisa quantitativa realizada pela doutora em Ciências da Comunicação, Monica Martinez. A doutora foi a pioneira no levantamento de dados sobre jornalismo literário, em congressos da Intercom, por meio de um artigo publicado na Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, em dezembro de 2009. A partir do artigo, o blog “Jornalismo Literário” atualizou o levantamento até 2012.

infográfico - evolução das pesquisas acadêmicas sobre jornalismo literário

Os dados mostram uma elevação significativa no número de trabalhos acadêmicos realizados sobre Jornalismo Literário nos 11 anos analisados. A média anual de produção é de 5.7 trabalhos por ano (média que vem sendo superada desde 2005, como se pode constatar no infográfico). Em artigo, a doutora Monica Martinez, apontou uma combinação de fatores que tem fomentado no Brasil o interesse pelo Jornalismo Literário: o mercado editorial dando espaço para publicações do gênero, a oferta de cursos de aperfeiçoamento, como a pós-graduação em nível de lato sensu oferecida pela ABJL (Academia Brasileira de Jornalismo Literário), a inclusão de disciplinas sobre Jornalismo Literário nas faculdades de Jornalismo pelo Brasil, entre outros.

Para os interessados em constatar o número de trabalhos sobre Jornalismo Literário, apresentados em eventos da Intercom, basta acessar o site www.portcom.intercom.org.br. O artigo de Monica Martinez se chama “Jornalismo Literário: um gênero em expansão” e também pode ser encontrado no site do Portcom.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s