Livro que analisa as reportagens de José Hamilton Ribeiro na reavista Realidade é lançado no Rio

“O jornalismo é fato da realidade. A literatura, da realidade somada à ficção. O jornalismo literário, logo, é uma miscelânea de ambos. Cumpre a missão de informar, preservando a essência jornalística, porém com ganho em vocabulário, estrutura narrativa e aprofundamento de conteúdo. Esse trinômio alicerça e ornamenta o texto que é levado ao leitor. E o jornalismo, enquanto retrato fiel da realidade inspira a literatura, esta, em escala menor, também acresce ao mesmo”, assim começa o texto publicado pela jornalista e pesquisadora Angélica Weise no Observatório da Imprensa em janeiro deste ano.

Natural de Agudo, Rio Grande do Sul, Weise estudou Comunicação Social (Jornalismo) na Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul), trabalha no portal “Pós-Graduando” e é colunista do site de Jornalismo e Literatura, o “Jornalirismo”. Seu mais recente projeto é o livro “Jornalismo Literário”, publicado pela editora Multifoco e que será lançado hoje, às 18h, no Espaço Multifoco, av. Mem de Sá, 126, Lapa, no Rio de Janeiro.

O livro é derivado da monografia, feita em 2011, intitulada “Jornalismo Literário: Uma análise das reportagens de José Hamilton Ribeiro publicadas na revista Realidade”. O livro não será o último trabalho de Angélica sobre Jornalismo Literário. A pesquisadora pretende aprofundar a pesquisa científica sobre o gênero por meio de um mestrado. “Há um vasto campo de pesquisa sobre Jornalismo Literário, pretendo dar continuidade em minhas pesquisas sobre o gênero”, afirma.

Para saber um pouco mais sobre o teor do livro teórico “Jornalismo Literário”, que será lançado hoje, no Rio, basta conferir o texto “Para compreender o Jornalismo Literário”, publicado no Observatório da Imprensa ou o artigo “Jornalismo Literário: Uma análise das reportagens de José Hamilton Ribeiro publicadas na revista Realidade”, publicado na revista Anagrama. Para saber tudo sobre a obra, só comparecendo ao lançamento do livro escrito por este novo nome da pesquisa sobre Jornalismo Literário no País: Angélica Weise.

lançamento do livro Jornalismo Literário de Angélica Weise

Anúncios

Um pensamento sobre “Livro que analisa as reportagens de José Hamilton Ribeiro na reavista Realidade é lançado no Rio

  1. Pingback: Livro “Jornalismo Literário – Teoria e Análise” é lançado pela Editora Insular | Jornalismo Literário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s