Pós-Graduação em Jornalismo Literário: Inscrições Abertas

Estão abertas as inscrições online para o curso de pós-graduação pioneiro em jornalismo literário, o único do país, completando em 2014 dez anos consecutivos de realização, sob a direção pedagógica do escritor, jornalista e professor Edvaldo Pereira Lima. É o mesmo curso lançado em 2005 pela ABJL – Academia Brasileira de Jornalismo Literário -, entidade que marcou época nesse segmento específico da educação jornalística e que foi extinta em 2013. Pereira Lima foi um dos cofundadores da ONG, cujo legado acadêmico segue sob sua liderança. As inscrições para as turmas de São Paulo e Curitiba podem ser feitas através do site http://www.edvaldopereiralima.com.br

Origem

O curso é um desdobramento indireto do trabalho acadêmico pioneiro de Edvaldo Pereira Lima na Universidade de São Paulo, onde durante seus anos de atividade como docente e pesquisador dedicou-se essencialmente ao jornalismo literário, produzindo estudos sobre o tema, desenvolvendo disciplinas de pós-graduação especializadas, orientando Dissertações e Teses, estimulando a formação de profissionais de alto nível nesse campo. É de sua autoria a obra mais completa sobre jornalismo literário no Brasil, na sua quarta edição atualizada e ampliada: Páginas Ampliadas: O Livro-Reportagem Como Extensão do Jornalismo e da Literatura (editora Manole).

Integrando-se a uma iniciativa de Celso Falaschi e Rodrigo Stucchi, à qual também juntou-se Sergio Vilas-Boas, participou da criação e administração da ABJL por vários anos, que em paralelo ao curso manteve no ar até 2013 o seu próprio portal e a revista eletrônica TextoVivo, além de ter realizado a primeira conferência brasileira de jornalismo literário em 2007 – com a presença de profissionais brasileiros e internacionais entre os palestrantes – e ter publicado uma antologia de textos de novos jornalistas literários do país.

Renovação

O curso segue a linha de abordagem de seu diretor para o jornalismo literário, pautada pelo resgate de sua longa tradição em diversas partes do mundo, pelo mapeamento de seus conceitos, procedimentos e técnicas, de um lado. De outro, introduz avanços proativos que incluem o método de estruturação de narrativas Jornada do Herói, o método de redação espontânea Escrita Total, conceitos oriundos da psicologia humanista aplicados à ação do escritor da realidade e princípios transdisciplinares integrados procedentes de distintos campos de conhecimento.

O curso de pós-graduação é da categoria lato sensu (Especialização), com 370 horas de carga horária, totalmente presencial, com aulas quinzenais. É parceira do programa a Faculdade Vicentina, de Curitiba, credenciada pelo MEC para cursos de pós-graduação em todo o país.

Podem se inscrever no curso tanto jornalistas quanto profissionais graduados em todas as demais áreas de conhecimento. Mais informações: ed.pl@terra.com.br e http://www.edvaldopereiralima.com.br.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s