Documentário sobre Joel Silveira é disponibilizado online

“Como a sessão de cinema que nos tira do abismo em 90 minutos, Geneton Moraes Neto produziu um oásis televisivo no fim de semana. Era um western com tiros para todo lado onde só havia entrevistado e entrevistador e a arma era a palavra. Escrita, lembrada, falada, gravada em 20 anos de conversa no apartamento da Rua Francisco Sá, em Copacabana, onde o entrevistador apareceu um dia sem ser convidado e sem ter onde publicar. Mas também poderia ser um filme de amor ao Jornalismo. ‘Garrafas ao Mar – A víbora manda lembranças’, documentário de 90 minutos, deixou saudade do jornalista direto, corajoso, ferino, cruel e genial, o maior repórter brasileiro como Geneton homenageou Joel Silveira”. Esse é o depoimento da jornalista Norma Couri em artigo intitulado “O repórter que viu a banda passar”, escrito para o Observatório da Imprensa.

“Garrafas ao Mar – A víbora manda lembranças” é realmente um documentário que eterniza ainda mais o nome de Joel Silveira entre os grandes nomes do jornalismo brasileiro e evidência o estilo jornalístico-literário do repórter cunhado de “víbora”, devido a sua escrita direta e polêmica, na história. A direção é de Geneton Moraes Neto e o ano de produção 2013. Para os amantes do jornalismo e interessados na história de vida de Silveira, a Globo News disponibilizou o documentário na íntegra para visualização. Segundo o próprio Geneton, em entrevista concedida ao Portal G1, Joel Silveira fazia um tipo de jornalismo literário que perdeu espaço no Brasil. “Houve uma revolução nos anos 50 para instalar a objetividade. Talvez seja a hora de dar um basta na ditadura da objetividade e voltar para o jornalismo autoral. Duvido que um jornal ou revista publicasse hoje um texto que Joel escrevia na época”, lamenta.

Sinopse: 

A vida e obra de Joel Silveira, um dos maiores repórteres brasileiros, é apresentada em 90 minutos de produção, por meio de fitas e gravações que Geneton Moraes Neto, diretor e roteirista, fez com o jornalista. As gravações estavam guardadas durante 20 anos. Dono de opiniões fortes, o personagem é um dos maiores ícones do jornalismo literário brasileiro. O longa ainda registra sua trajetória, o papel do jornalismo na sociedade e a relação de Joel Silveira com personagens que o repórter conheceu, como o escritor Graciliano Ramos e os presidentes Getúlio Vargas, JK, Jânio Quadros e João Goulart. O documentário traz também uma seleção dos melhores textos de Joel Silveira, interpretados por dois grandes atores brasileiros: Othon Bastos e Carlos Vereza.

Veja o documentário no link: http://migre.me/hEBx1

Geneton e Joel Silveira em entrevista do documentário Garrafas ao Mar - a víbora manda lembranças

Joel Silveira e Geneton Moraes Neto no documentário  “Garrafas ao Mar – A víbora manda lembranças”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s