Convite: curso pioneiro de Jornalismo Literário no Brasil tem vagas abertas

*Por Edvaldo Pereira Lima

“Se você adora Literatura e escrever – provavelmente levando em conta prosa de ficção e poesia -, já pensou em potencializar seu talento para também escrever não ficção?

Existe toda uma escola e tradição da Literatura da Realidade – mais conhecida como Jornalismo Literário, e também como Jornalismo Narrativo ou Literatura Criativa de Não Ficção – da qual participaram e participam escritores e escritoras do quilate de Norman Mailer, Gabriel García Márquez, Ernest Hemingway, Truman Capote, Tom Wolfe, Joan Didion, Eliane Brum.

Sem trauma. Você pode direcionar seu talento para a ficção ou para o Jornalismo Literário, alternando suas habilidades ora para um caso, ora para o outro, dependendo do seu objetivo para cada projeto literário. Os princípios são diferentes, os propósitos são distintos, mas a base de essência é a mesma: usar a arte de se contar história em contexto moderno para se fazer narrativas centradas em seres humanos que seduzem e captam a mente e o coração dos leitores.

Gostaria de acrescentar essa habilidade de escrever não ficção ao seu talento e ampliar seu projeto de carreira enquanto escritor?
Há uma oportunidade aqui e agora, em São Paulo: estão abertas até 28 de março as matrículas para o único e pioneiro Curso de Pós-Graduação em Jornalismo Literário do país, agora entrando no seu décimo ano consecutivo, liderado por mim, escritor, jornalista, professor da USP (agora aposentado), com um corpo docente de professores qualificados, quase todos escritores e jornalistas, portadores do título de Doutor, docentes de universidades de prestígio. O Curso é aberto a jornalistas, naturalmente, mas também a graduados em todas as demais áreas de conhecimento, desde que o diploma seja emitido por instituição de ensino superior credenciada pelo MEC.

É um curso homologado nos padrões do MEC para programas de pós-graduação “lato sensu” (Especialização), com 370 horas de carga horária, com aulas presenciais quinzenalmente às sextas à noite e aos sábados (sempre no dia seguinte), entre março de 2014 e maio de 2015.
O primeiro módulo do Curso começou semana passada, continua dias 28 e 29 de março, mas você pode ainda integrar-se sem prejuízo. É “Jornalismo Literário: História e Conceitos”, comigo.

O Curso trabalha o rico arsenal de princípios, procedimentos e técnicas da tradição do JL, assim como compreende inovações nascidas do meu período ativo na USP e que lhe dão também um conteúdo de vanguarda. Os módulos conduzem os estudantes por formatos narrativos fascinantes do JL como o Perfil, a Narrativa de Viagem, o Ensaio Pessoal, o texto de Memórias e também a Biografia produzida em estilo JL.
Por sinal, estarei lançando uma produzida assim, agora em abril, dia 14 de abril na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi em São Paulo – “Maestro de Voo” pela Editora Manole, uma biografia/perfil de Pedro Janot, primeiro presidente executivo da Azul Linhas Aéreas.
Também navegamos pela Jornada do Herói utilizada como método de estruturação de narrativas, pela Psicologia Humanista e suas contribuições para escritores da vida real, pela arte do Livro-Reportagem.

Convido que navegue por todos os textos da seção Jornalismo Literário no meu site – http://www.edvaldopereiralima.com.br -, leia “Perguntas e Respostas”, Conceitos, depoimentos de alunos e ex-alunos, a história do Curso.
Se ainda tiver dúvida, pode me enviar e-mail para ed.pl@terra.com.br.

Se ficar inclinado a fazer a Pós e aproveitar vagas ainda existentes, mas mantém alguma pequena dúvida, há uma oportunidade extra: você assistir gratuitamente e sem compromisso a aula de 28 de março. Mas, para isso, preciso que entre no site e preencha, sem compromisso, a ficha de inscrição à pós-graduação. Em seguida, mande-me um e-mail confirmando que gostaria de assistir a essa aula. Aí lhe respondo, confirmando se ainda há vaga para você ou não. Por isto, é importante que, se tem interesse, mobilize-se o mais rapidamente possível. Preencher a ficha não significa compromisso seu para com o Curso, apenas intenção.

Optando pelo Curso definitivamente e ainda havendo vagas, então conversamos pessoalmente na aula de 28 de março sobre opções de eventualmente você escalonar o pagamento das duas primeiras mensalidades (o valor total do Curso é dividido em 16 parcelas mensais), se houver essa necessidade.

E, claro, se você é jornalista, muito bem-vindo também para essa modalidade menos conhecida, mas fascinante de jornalismo.

Abraços a todos”.

O convite acima foi escrito por Edvaldo Pereira Lima, Drº em Ciências da Comunicação, uma das principais referências em Jornalismo Literário no Brasil e coordenador do curso de pós-graduação em Jornalismo Literário(único no país). 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s