Lista: 5 sites úteis sobre Jornalismo Literário #1

O blog “Jornalismo Literário” reuniu alguns sites essenciais para jornalistas e interessados no universo do JL. Na lista, que será a primeira de uma série, sites de organizações de fomento do gênero, instituições que visam a crítica sobre o vasto campo da comunicação e até blogs pessoais podem ser encontrados. Confira:

http://www.fnpi.org (site em espanhol)

A organização FNPI (Fundação do Novo Jornalismo Ibero-americano) disponibiliza congressos, oficinas e seminários sobre jornalismo. A instituição, que promove um novo jornalismo, é mantida por jornalistas importantes, entre eles o jornalista e escritor “Nobel” de literatura, Gabriel García Márquez.

http://www.observatoriodaimprensa.com.br (site em português)

Editado pelo jornalista Alberto Dines, o site é o espaço mais importante na crítica à mídia na web.  do Observatório da Imprensa foi lançado em abril de 1996, tendo Alberto Dines como seu editor. A iniciativa é creditada ao Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo)  e ao Labjor (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo) da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é mantido pela Fundação Ford. No espaço podem ser encontrados artigos, entrevistas, análises, pesquisas acadêmicas, programas em formato TV e Rádio, todos sobre a mídia e o papel do jornalismo frente a sociedade.

O Observatório da Imprensa é um veículo jornalístico focado na crítica da mídia, com presença regular na internet desde abril de 1996

O Observatório da Imprensa é um veículo jornalístico focado na crítica da mídia, com presença regular na internet desde abril de 1996

http://www.iajls.org (site em inglês)

Os Estados Unidos é, historicamente, um campo fértil para o Jornalismo Literário. Terra que viu de perto o movimento do New Journalism nos anos 60, é deste país um importante organização de fomento do JL pelo mundo. A IAJLS (International Association for Literary Journalism Studies) é um centro global voltado a estudos do tema.

http://www.edvaldopereiralima.com.br (site em português)

O site do professor doutor Edvaldo Pereira Lima é um espaço que abriga a memória da ABJL (Academia Brasileira de Jornalismo Literário), instituição que encerrou as atividades no fim de 2013,  mas deixou um legado como o curso de pós-graduação em Jornalismo Literário (único no país) que formou mais de 500 profissionais especializados em JL e uma extensa produção que pode ser acessada pelo site. No espaço, também podem ser conferidos conceitos sobre JL, textos teóricos e pesquisa acadêmica sobre o tema.

EPL site

Além da contribuição profissional para o Jornalismo Literário brasileiro, Edvaldo Pereira Lima mantém um site com informações sobre cursos, conceitos e textos de JL

http://www.revistapiaui.estadao.com.br (site em português)

O site da “Piauí”, principal revista brasileira no estilo Jornalismo Literário, é uma aula prática de como fazer bom jornalismo com apuração, estilo de escrita, aprofundamento e não utilização de esquemas tradicionais de notícia como o lead e pirâmide invertida. O espaço disponibiliza as matérias de edições passadas da revista e trechos das novas edições. Tudo grátis “para quem tem um clique a mais”, como diz o site da revista.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s