Blog “Jornalismo Literário”: um ano, mil curtidas e um longo caminho

*Por Jhonatan Matos.

Há um ano, em agosto de 2013, ao fazer uma breve pesquisa sobre Jornalismo Literário no site de buscas “Google” identifiquei uma carência: a falta de conteúdo sobre o tema no Brasil. Fora do país, especialmente nos Estados Unidos, o JL é um campo difundido, bem explorado, com uma grande demanda. Por outro lado, o interesse pelo JL no Brasil, antes raro, é crescente. Iniciativas como a da extinta ABJL (Academia Brasileira de Jornalismo Literário) – que ao encerrar suas atividades deixou um legado: o curso pioneiro e único no Brasil de pós-graduação em Jornalismo Literário – “levantaram a bola” para que cada vez mais o JL fosse incorporado no campo de discussão por meio de variadas mídias.

O interesse de jovens sobre um tipo de jornalismo que se confunde com arte e atende os principais fundamentos da profissão como a intensa apuração e aprofundamento dos fatos, a humanização do relato, a escrita atraente e autonomia criativa, entre outros aspectos, é visível nas universidades pelo País. Em uma era de revoluções nos costumes e na forma de ver e se informar sobre o mundo, a cada dia  os velhos preceitos do engessado e previsível modo de informar difundido pelas técnicas de lead e pirâmide invertida (só para citar as mais famosas) é deixado de lado e novas alternativas surgem.

Nesse contexto o Blog Jornalismo Literário foi fundado com a missão de servir de referência para alunos, professores, jornalistas e interessados em geral sobre o universo do JL. Entrevistas, reportagens, vídeos, pesquisas acadêmicas, notas de serviço público, filmografias, relatos, comunicados sobre cursos e palestras, enfim, toda a informação sobre Jornalismo Literário no Brasil e no mundo é “alvo” do Blog JL e poderá ser encontrado nas páginas do site. Como extensão desse espaço de discussão e participação aberta dos leitores, o Facebook e Twitter do projeto complementam a missão de chegar ao máximo de leitores possíveis. No Twitter as informações do Blog JL chegam a cerca de 200 seguidores e no Facebook mais de mil interessados pelo JL curtiram a fanpage oficial.

Mais de mil fãs do Jornalismo Literário no Facebook

Mais de mil interessados pelo JL curtiram a fanpage “Jornalismo Literário”

 

Abaixo algumas estatísticas do blog Jornalismo Literário no seu primeiro ano de atividades:

* 1021 seguidores do Facebook

192 seguidores no Twitter

* 30,000 visitas  aproximadamente

* leitores de 31 países acessaram as matérias

*43 posts

Visualizações do blog JL - por Países

Mapa de acessos ao redor do mundo. Quanto mais viva a cor, mais acessos aconteceram 

 

Um agradecimento especial as pessoas que colaboraram para difundir o Blog Jornalismo Literário por meio de colaborações, sugestões, envio de matérias, críticas construtivas, comentários e elogios:

Professor Dr. Edvaldo Pereira Lima

Prof. Dr. Silvio Demétrio

Publicitário e designer gráfico Alexandre Schmitt

Jornalista e escritor Nei Duclós

Editora Clube de Autores

Prof. Dr. Rogério Borges

Jornalista e escritora Angélica Weiss

Profª. Raquel Wandelli

Jornalista e Pós-graduada em Jornalismo Literário Andréa Ascenção

Profº Dr. Nilson Lage

Blog Vidas Anônimas

Prof. Paulo Roberto Araujo

Profª. Viviane Borelli 

 

jornalismo literário - perfil

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “Blog “Jornalismo Literário”: um ano, mil curtidas e um longo caminho

  1. adoro este site. iniciativa necessária. coincidência foi acessar hoje e ter exatamente a mesma sessação do autor que diz em seu artigo que sentiu enorme carência de sites relacionados ao tema jornalismo literário quando de sua busca por algum, em 2013. este aqui certamente ainda é uma das poucas referencias que temos. parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s