Conheça o jornal virtual “O Ensaio”, uma plataforma para reportagens de fôlego

Hoje foi lançado, junto com quatro reportagens* de alto nível jornalístico-literário, o jornal virtual O Ensaio. A concepção da publicação surgiu de uma demanda encontrada neste espaço virtual: o blog Jornalismo Literário. Com o crescente número de audiência do blog – já somos quase 2600 leitores conectados via redes sociais – a interação com os leitores também aumentou. ​

O perfil do leitor do blog Jornalismo Literário é composto em sua grande maioria por jornalistas (estudantes ou formados – com diploma acadêmico ou de experiência profissional) como era de se esperar. Esse público particular carrega consigo uma característica bem particular: além de serem leitores que se interessam por uma forma mais aprofundada de fazer jornalismo, são produtores de conteúdo e, em sua maioria possuem trabalhos na área em estilo de reportagem e grande reportagem.

O crescimento de público citado acima faz com que muitos desses leitores/jornalistas entrem em contato querendo enviar seus trabalhos no estilo Jornalismo Literário. Para facilitar a publicação de mais trabalhos, que muitas vezes morrem em gavetas, foi criado o jornal virtual O Ensaio. Com o apoio do blog Jornalismo Literário, o jornal irá servir como uma plataforma colaborativa de reportagens e grandes reportagens que poderão ser publicadas e vistas como em uma vitrine pelos atuais e futuros leitores do blog. Apesar do apoio, o jornal O Ensaio buscará ser independente do blog quanto ao conteúdo e sempre terá grandes reportagens, dando prioridade a novas publicações de jornalistas que buscam espaço no gênero. O nome “O Ensaio” foi escolhido devido a referência que este termo possui no Estados Unidos da America (EUA) – maior produtor de material jornalístico-literário do mundo.

Segundo Matinas Suzuki Jr o estilo que faz jornalismo com técnicas narrativas da literatura na tradição americana tem várias denominações: jornalismo literário, literatura de não-ficção, ensaio, jornalismo de autor, novo jornalismo. A todos os leitores, uma ótima viagem por entre as reportagens e a todos os jornalistas autores, o jornal virtual O Ensaio está aberto para suas reportagens e grandes reportagens que poderão ser enviadas para o e-mail literariojornalismo@gmail.com.

*As reportagens

No seu lançamento, o site já traz quatro reportagens por meio de um elenco estrelado de autoras. A atual vencedora do prêmio nacional de Jornalismo Literário, Andréa Ascenção, apresenta a reportagem “1 por cento da Sé Square”, sobre a famosa Praça da Sé, em São Paulo. A segunda reportagem publicada é de autoria da renomada Eliane Brum, sobre o primeiro grande protesto de 2015 com o título de “Meu confronto com a polícia de Alckmin”. Tem ainda a grande reportagem perfil “O triângulo das histórias” da repórter do jornal O Estado de S. Paulo e especialista em Jornalismo Literário, Juliana Diógenes e um perfil da Casa das Rosas (Espaço Haroldo de Campos), falando da história do casarão e de seus personagens, com o título de “Milumapáginas” escrito pela pós-graduada em JL, Karen Kipnis. Confira o recém nascido espaço e boa leitura: http://zip.net/bfqLZn Jornal o Ensaio.00

Anúncios

Um pensamento sobre “Conheça o jornal virtual “O Ensaio”, uma plataforma para reportagens de fôlego

  1. Chega em boa hora, sucesso, Jhonatan!

    Não posso me furtar à satisfação de ver, neste número de lançamento, três autoras de qualidade – Andréa, Juliana, Karen -, oriundas da Pós-Graduação em Jornalismo Literário, publicadas ao lado da nossa amiga e extraordinária Eliane Brum. Hou!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s