Revista Becos Comunicantes dedica toda sua edição ao Jornalismo Literário

A revista Becos Comunicantes, publicação da Universidade Federal de Goiás (UFG), dedicou sua mais recente edição ao Jornalismo Literário. Com 16 matérias que incorporam as técnicas da literatura em sua narrativa e “garimpam” entre o cotidiano e a vida de cada personagem fatos preciosos e pedaços de histórias que mapeiam o “genoma das irrelevâncias valiosas” nossas de cada dia. O periódico foi produzido com maestria pelos alunos da cadeira de Jornalismo Literário da universidade e tiveram a supervisão da doutora em comunicação Angelita Pereira Lima. Confira a edição: Becos Comunicantes.

Além da edição

O Jornalismo Literário no Brasil tem sobrevivido em parte graças ao grande apego que estudantes e profissionais possuem pela fronteira entre Jornalismo e Literatura. Porém uma força – que mantém sólida a base para que o JL seja difundido e catalogado no País – vem de nomes dispersos pelo Brasil.

Um desses nomes é a professora Angelita Pereira de Lima, que desde 2006 ministra uma cadeira especial de Jornalismo Literário na UFG. “Quando criei a primeira turma, em 2006, não tinha ideia de quão longe chegaríamos” afirma Angelita que pelo menos uma vez por ano vem ofertando o JL no conjunto de temas da disciplina Jornalismo Especializado.

“A inclusão do JL como método de abordagem e de narrativa jornalísticas tem rendido bons frutos. Muitos de nossos/as ex-alunos/as praticam Jornalismo Literário nos jornais, nos seus blogs e em suas vidas. É gratificante ver a quantidade de TCCs focados em livros reportagem, perfis e estudos oriundos dessa disciplina”, conta Lima no texto de apresentação da revista.

A doutora, que está marcando o nome na história do JL em Goiás, é romântica em relação ao gênero. “O Jornalismo Literário extrai o que há de melhor em nossos/as alunos/as e em nossa profissão”, comenta.

Revista Becos Concomitantes 2

Parte da arte de capa da mais recente edição da “Becos”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s