Lançamento JL: livro “Trilha para o Fim do Eu e outras reportagens” é lançado pelo Clube de Autores

Realidades que transformam. Foi esta a busca do jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário e mestre em Comunicação em Cultura, Eduardo Reis. Com quatro matérias, sendo duas em formato perfil e duas reportagens, o repórter apresenta histórias que de alguma forma exemplificam experiências transformadoras de vida.

Utilizando as técnicas da literatura na construção de sua narrativa da realidade, Reis se arrisca em uma abordagem jornalística diferenciada da tradicional com histórias que trazem à tona o universo sutil, porém precioso, das complexidades humanas.

Jornalista Eduardo Reis

Eduardo Reis é pós-graduado em Jornalismo Literário. Foto: divulgação

 

No livro o autor buscou – além de reportar – vivenciar mais diretamente as histórias o que deixa a narrativa mais mergulhada na experiência pessoal que se soma as técnicas de precisão, apuração e descrição aguçados do Jornalismo Literário. “Vivenciar e acompanhar estas situações e histórias me possibilitou buscar ressignificações de valores e reduzir preconceitos. E é esta abertura de pensamento e compreensão de mundo que espero conseguir levar aos leitores. Além de momentos de diversão, é claro”, afirma Reis.

As histórias

Na reportagem que acabou virando também título do livro – “Trilha para o Fim do Eu” – Eduardo Reis construiu a narrativa com base na experiência pessoal de ficar dez dias em silêncio absoluto em um retiro de meditação Vipassana, mais conhecida como meditação do silêncio. O isolamento, a prática da meditação e os detalhes do retiro formam a matéria prima dessa reportagem.

Na segunda reportagem do livro – “A Inserção da Loucura” – o trabalho de uma Organização Não Governamental (ONG) formada por portadores de distúrbios mentais que luta para transformar o que era tratamento em geração de renda é transformada em uma rica reportagem.

O perfil “Lágrimas da Sé” relata a história e o trabalho de Ivanise Esperidião, presidente da Associação Mães da Sé, que auxilia famílias e parentes na busca por pessoas desaparecidas. Por fim o perfil do escultor Murilo Sá Toledo, nos apresenta um artista que – com a suas obras, visão de mundo e observação da realidade – inspira a transformação das vidas por meio de seu trabalho.

O livro

“Trilha para o Fim do Eu e outras reportagens” é um lançamento independente com o auxílio do Clube de Autores. O jornalista Eduardo Reis utilizou em suas pesquisas uma abordagem multidisciplinar para a elaboração de reportagens transformadoras – como o curso de pós-graduação em Jornalismo Literário liderado pelo doutor em Comunicação e referência nacional em JL, Edvaldo Pereira Lima – que possam contribuir para a ampliação da consciência dos leitores. O livro, editado no formato Pocket, pode ser adquirido pelo site http://www.clubedeautores.com.br.

livro Trilha para o Fim do Eu e outras reportagens

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s