Um ano do site Vidas Anônimas, por que comemorar?

Em abril de 2014 um site focado em perfis de personagens à margem dos holofotes foi ao ar. A internet ganhava mais um espaço idealizado por jovens jornalistas que, fugindo das amarras da mídia tradicional, se jogaram na prazerosa e arriscada missão de perseguir um sonho.

Mas dai você me pergunta: “bonito, corajoso e tocante, mas qual a novidade em um site de jovens jornalistas que entrevistam anônimos e publicam na web?”. A resposta: a qualidade e o sucesso alcançado em pouco mais de um ano.

Idealizado pelos jornalistas Francisco Ribeiro, Glória Damasceno, Elayne Pontual e Ana Cecília, o Vidas Anônimas, publicou mais de 20 perfis e duas séries especiais. Foi incorporado ao maior portal de notícias de Alagoas (TNH 1) e já alcançou mais de 3400 seguidores no Facebook.

foto equipe Vidas Anônimas

Da esquerda a direita: Francisco Ribeiro, Glória Damasceno, Elayne Pontual e Ana Cecília da Silva. Foto: Renata Baracho

 

Jornalismo Literário (e humano)

Outra característica marcante do VA é a sensibilidade de encontrar no outro ser uma extensão da história da cidade, do Estado e do Brasil. Trabalhadores rurais, pescadores, moradores de rua, ambulantes, artistas… pessoas que, enfim, integram a grande base da pirâmide de nossa sociedade, recebem a luz da narrativa jornalística que registra o viver mais próximo da realidade do que os dados frios e formais das estatísticas e das manchetes habituais. E vai além, transforma a narrativa humana de anônimos em uma bandeira que defende o direito de todos de serem ouvidos, de terem suas vidas contadas.

“Na contramão do timing dos jornais, das revistas e da internet, o Vidas Anônimas traz imagens e textos mais reflexivos, que contam a vida de pessoas-estatísticas, de gente que dribla as armadilhas do cotidiano brasileiro, de rostos anônimos que desejam bem mais do que sobreviver”, anuncia o texto de apresentação do projeto no site VA.

Jornalismo conectado

Em um ano de trabalho o site já passou por uma reformulação gráfica que deixou a leitura mais suave, a tela mais clean e valorizou o uso de imagens e vídeos. O trabalho nas redes sociais também é personalizado com conteúdos voltados exclusivamente para cada mídia.

Para conhecer e seguir o projeto é só acessar os link – Facebook – Twitter – You Tube

O Vidas Anônimas é um exemplo de projeto bem desenvolvido no campo do Jornalismo Literário e merece o reconhecimento e claro muitos acessos. Confere lá: vidasanonimas.tnh1.com.br

um ano de blog vidas anonimas

 

Extras

1 – O JL Blog entrevistou os fundadores do site VA em julho de 2014, confira: http://migre.me/pVl1V

2 – Para falar do aniversário de um ano, Ana Cecília e Glória Damasceno foram entrevistadas no programa “Bem você”, da TV Pajuçara. Assista: http://migre.me/pVmkx

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s