3 vídeos essenciais de Jorge Furtado

Jorge Furtado é um pouco de tudo. Já fez curso de medicina, psicologia, artes plásticas e jornalismo (apesar de não ter concluído nenhum). É nacionalmente conhecido, no entanto por sua produção audiovisual. Nessa pequena lista feita pelo JL Blog reunimos três trabalhos que consideramos essenciais para a formação humana e intelectual para qualquer um que deseja o “Diploma de Ser-Pensante”. Não estão na lista filmes de qualidade como “O homem que copiava” e “Meu tio matou um cara” e nem as mini-séries que merecem menção honrosa como “Doce de Mãe” (com a brilhante – em mais um brilhante papel – Fernanda Montenegro). Nessa lista priorizamos materiais disponíveis com facilidade, rápidos e que tem uma abordagem original dos temas tratados. Confira:

 

1 – ILHA DAS FLORES (Curta-metragem – 10 min)

Um curta-metragem sobre sustentabilidade, economia, relações sociais, globalização, desigualdade… enfim, sobre a vida. Tudo  isso em apenas 10 minutos e narrado com uma fina ironia e originalidade. Vídeo incrível que vai mexer com sua cabeça.

2 – SANDUÍCHE (Curta-metragem – 13 min)

Sanduíche é daqueles curtas que parecem bobos mas quando vistos com um olhar apurado remete aos mais diversos significados. Não é a toa que esse curta-metragem me foi apresentado durante uma aula de semiótica. Mais uma produção de Furtado que deixará o espectador de boca  aberta. Vale o play.

3 – O MERCADO DE NOTÍCIAS (Documentário – 94 min)

Um documentário sobre jornalismo e democracia. É assim que se apresenta um dos mais recentes trabalhos de Jorge Furtado. E, não podia ser diferente, trabalhado de uma forma criativa e com o selo de qualidade do diretor. Ao intercalar uma peça do séc. XVII (O Mercado de Notícias, de Ben Jonson) com depoimentos de diversos jornalistas sobre a profissão, Furtado constrói uma crítica bem fundamentada ao atual estado da mídia no Brasil e no mundo. Mais uma vez ironia, humor sutil e originalidade não são poupados. Acima há o trailer, o documentário – já lançado nos cinemas de todo o Brasil – em breve será disponibilizado no www.omercadodenoticias.com.br. Nesse mesmo site está aberto para visualização as entrevistas completas do filme. Bom ir vendo enquanto o doc não é totalmente disponibilizado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s