Inscrições abertas para Pós-Graduação em Jornalismo Literário 2016

Já são doze anos desde o início no Brasil de um curso de pós-graduação focado em formar Jornalistas Literários. Para os amantes de um jornalismo com foco narrativo, que busca integrar técnicas artísticas como ferramenta auxiliadora na transmissão de informações factuais o JL é um gênero ideal dentro do universo da comunicação social. Abaixo segue o release oficial de divulgação da abertura das inscrições para o curso em 2016.

Abertas inscrições para Pós-Graduação em Jornalismo Literário
Pioneiro e único do país, curso completa 12 anos de existência

Começa nesta segunda-feira, dia 16 de novembro, o período de inscrições para nova turma da Pós-Graduação em Jornalismo Literário, em São Paulo. Este é o único curso de pós-graduação no país dedicado a essa modalidade narrativa que une literatura e jornalismo e já é oferecido há 12 anos consecutivos.

Desde sua criação, em 2005 por meio da ABJL (Academia Brasileira de Jornalismo Literário), o curso especializou mais de 500 alunos de diversas partes do Brasil. O curso tem direção pedagógica do escritor, jornalista e professor Edvaldo Pereira Lima, cofundador da ABJL, extinta em 2013, cujo legado acadêmico segue sob sua liderança.

As inscrições para a turma de São Paulo são feitas online neste link .

A Pós-Graduação tem duração de um ano e três meses e conta no corpo docente com profissionais renomados na área. Além de Edvaldo, fazem parte do quadro de professores convidados das disciplinas principais Alex Criado, Monica Martinez, Renato Modernell, Denis Russo Burgierman e Fabiano Ormaneze. “Reunimos os melhores especialistas para resgatar a tradição do jornalismo literário em diversas partes do mundo, além de fazer um mapeamento de seus conceitos, procedimentos e técnicas”, explica Edvaldo, também docente (agora aposentado) da Universidade de São Paulo.

Denis Russo Burgierman e Edvaldo Pereira Lima - Jornalismo Literário Pós 2013

Na foto Denis Russo Burgierman ao lado de Edvaldo Pereira Lima, ambos professores do curso. Burgierman além de docente é diretor de redação da Revista Superinteressante

O Curso de Pós-Graduação em Jornalismo Literário, epl, é da categoria lato sensu (Especialização), com 370 horas de carga horária, totalmente presencial, com aulas quinzenais e disponível para jornalistas e profissionais graduados em todas as áreas de conhecimento. As aulas começam em 04 de março de 2016.

Serviço:

Pós-Graduação em Jornalismo Literário
Inscrições abertas: aqui.
Início das aulas: 4 de março de 2016
Local: Sede do Aluguel Central, unidade do Grupo Phorte (educação e editora). Rua Treze de Maio, 681
Bela Vista, São Paulo (SP).

Veja também a sessão Dúvidas Frequentes sobre o curso.

Arte Narrativa da Vida Real
O curso é um desdobramento do trabalho acadêmico pioneiro de Edvaldo Pereira Lima na Universidade de São

Edvaldo Pereira Lima , uma referência em Jornalismo Literário no Brasil

Edvaldo Pereira Lima , uma referência em Jornalismo Literário no Brasil

Paulo, onde durante seus anos de atividade como docente e pesquisador dedicou-se essencialmente ao jornalismo literário, produzindo estudos sobre o tema, desenvolvendo disciplinas de pós-graduação especializadas, orientando Dissertações e Teses, estimulando a formação de profissionais de alto nível nesse campo. É de sua autoria a obra mais completa sobre jornalismo literário no Brasil (na sua quarta edição atualizada e ampliada): Páginas Ampliadas: O Livro-Reportagem Como Extensão do Jornalismo e da Literatura (editora Manole). Também são de sua autoria Jornalismo Literário Para Iniciantes (Edusp, 2014) e a biografia-perfil em estilo de jornalismo literário Maestro de Voo – Pedro Janot e Azul – Uma Vida em Desafios (Manole, 2014), além de outros títulos.
O curso introduz avanços proativos que incluem o método de estruturação de narrativas Jornada do Herói, o método de redação espontânea Escrita Total, conceitos oriundos da psicologia humanista aplicados à ação do escritor da realidade e princípios transdisciplinares integrados procedentes de distintos campos de conhecimento.

 

__________________________

Saiba mais sobre o curso de Pós em JL e também sobre o próprio gênero de Jornalismo Literário no site www.edvaldopereiralima.com.br, na fanpage do Curso no Facebook, assim como no canal do Youtube. Nestes espaços há atualizações importantes sobre a área, além de vídeos de professores do curso sobre profissionais de destaque no campo do Jornalismo Literário, como Gay Talese, Caco Barcellos, Eliane Brum, Christian Carvalho Cruz, e bem como Andrea Ascenção (pós-graduada da turma 2013/14 que ganhou o ano passado um prêmio nacional desta modalidade jornalística).

Também é possível ler no site depoimentos de alunos e ex-alunos, assim como notícias de suas iniciativas profissionais em diversas partes do Brasil, produzindo textos de Jornalismo Literário. São destaques dois prêmios nacionais conquistados respectivamente por Andréa Ascenção e Samantha Silva, matéria de Beatriz Jucá finalista do Prêmio Exxonmobil de Jornalismo, a criação da revista digital “Calle 2” por Ana Magalhães e Guilherme Soares Dias, além de inúmeros livros-reportagem, matérias publicadas na mídia e projetos culturais especiais desenvolvidos individual ou coletivamente.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s