Pesquisa: o que pensam os jornalistas brasileiros sobre liberdade e informação?

pesquisa jornalismo literário

O grupo da UFPR é apoiado pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ)

Grupo de pesquisa da UFPR quer saber como profissionais da imprensa reagem a temas como controle editorial, regulação da mídia e acesso à informação. A intenção é identificar e mensurar em que grau as redações brasileiras são afetadas por relações de poder com grupos políticos e econômicos e compreender de que forma os profissionais de comunicação reagem a essas interferências externas à lógica da prática jornalística.

O questionário está sendo aplicado online em todo Brasil e pode ser acessado neste link até o dia 7 de dezembro. O roteiro é anônimo, composto de 50 perguntas e pode ser respondido em aproximadamente 10 minutos. A intenção dos pesquisadores é ouvir cerca de 2.800 jornalistas de todo Brasil.

Apoio

A pesquisa sobre liberdade de informação busca amostragem equivalente a Pesquisa Perfil do Jornalista Brasileiro, desenvolvida pela UFSC em 2012, sob coordenação do professor Jaques Mick. Na ocasião, foram levantados dados demográficos sobre a classe jornalística brasileira.

O grupo da UFPR é apoiado pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Sindicato dos Jornalistas do Paraná (Sindijor-PR). Para alcançar amplitude em outros estados, os pesquisadores buscam ainda suporte dos sindicatos regionais de jornalismo. Os relatórios estarão disponíveis posteriormente para que sindicatos estaduais e FENAJ façam análise dos dados; os dados serão disponibilizados na mídia.

Responda e ajude no aprimoramento do jornalismo no Brasil. Acesse aqui.

Anúncios

Um pensamento sobre “Pesquisa: o que pensam os jornalistas brasileiros sobre liberdade e informação?

  1. Olá Jhonatan,

    Desculpe escrever por aqui, mas não encontrei um endereço de email (se quiser pode apagar o post após lê-lo). Gosto bastante do seu blog, Jornalismo Literário, ainda que somente o tenha descoberto recentemente. Sou editor de uma revista online de nova literatura brasileira, a Raimundo, e pensei que talvez você pudesse nos ajudar.

    Começamos há mais ou menos um ano e temos tido bastante sucesso em publicar e revelar novos autores, principalmente contistas e poetas. Porém, ainda que desde o princípio estejamos abertos também à publicação de textos literários de não-ficção, temos tido grande dificuldade em chegar às pessoas que teriam interesse em publicar esse tipo de texto com a gente. E queremos mudar isso.

    Por isso pensei em você e seu blog. Como você fala especificamente DE jornalismo literário, se você pudesse falar, ainda que brevemente, da proposta da Raimundo de publicar textos de autores que tem poucas ou nenhuma publicação, incluindo textos de não-ficção literária, seria fantástico para o nosso projeto e nos ajudaria a criar um espaço bastante interessante também para essa área.

    Nosso link: http://www.revistaraimundo.com.br

    Obrigado desde já pela atenção e abraços!

    Rafael Lasevitz
    Editor da Raimundo
    Contato: rafael.lasevitz @ revistaraimundo.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s