ABI promove a Semana do Jornalismo Literário

A Semana do Jornalismo Literário ocorre de 17 a 21 de outubro, das 9 às 13h, na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Centro do Rio de Janeiro. 

As atividades reúnem oficina, workshop, curso e seminários com a participação do presidente da ABI, Domingos Meirelles e das também jornalistas-escritoras Luciana Castro, Luize e Tania Carvalho. A programação é voltada a profissionais e estudantes de jornalismo e Comunicação, mas aberta a profissionais e interessados em ingressar no mercado editorial.

A iniciativa é inspirada no 14º Encontro Reinventar JornalistasRJ, realizado em setembro, na ABI, onde os quatro facilitadores, além da jornalista-escritora Beatriz Coelho, falaram de seus trabalhos, provocando um grande interesse do público por uma capacitação específica neste segmento. “Eles mostraram as inúmeras possibilidades existentes hoje no mercado editorial, além dos desafios, tendências e oportunidades em uma área que, ao contrário do se pensa nestes tempos de redes sociais e leitura cada vez mais rasa, só faz crescer”, afirma a jornalista Rosayne Macedo, idealizadora e coordenadora do Reinventar. Em parceria com a ABI, a rede já realizou 15 encontros, com mais de 1,2 mil participantes e 60 palestrantes, com o objetivo de repensar o jornalismo nos tempos atuais e buscar alternativas reais de trabalho.

Mais sobre a Semana

A Semana será aberta na segunda-feira, dia 17, às 9h, com a oficina ‘Construção Literária – Ficção’, de Luciana Castro. A escritora vai falar da construção de personagens, enredo, temas, cenários, desenvolvimento de ideias. Serão dois módulos: escrevendo um livro e publicando um livro.

Na terça-feira, dia 18, no Workshop ‘Construindo o Romance Histórico: da pesquisa à escrita’, Luize Valente pretende mostrar, de maneira geral e prática, as etapas de pesquisa, criação da trama e de personagens no romance histórico. Ela também vai abordar a relação entre fato e ficção, tom jornalístico versus tom literário e a interação deles com realidade histórica, bem como selecionar e organizar informações.

Na quarta e quinta-feira, dias 19 e 20, Tania Carvalho traz o curso ‘As dores e Delícias de ser Ghost Writer’. No primeiro dia, Tania tratará sobre o que é uma biografia e uma autobiografia escrita por um ghost. No segundo dia, abordará análises de casos, bons e maus exemplos de livros escritos por ghosts, além de técnicas para atrair a atenção do leitor. Tânia vai explicar ainda os macetes do mercado e os vários tipos de contrato de ghost writer.

Já na sexta-feira, dia 21, haverá nova rodada literária com Luciana Castro, às 9 horas. A escritora segue abordando casos literários para reforçar os temas tratados no dia 19. Também no mesmo dia, a partir das 10h30, o presidente da ABI, Domingos Meirelles, encerra a semana de imersão literária, com o seminário ‘As fronteiras entre jornalismo, história e literatura’, em que fala de suas obras.

Inscrições aqui.

oficinaliteraria_grande

Anúncios

2 pensamentos sobre “ABI promove a Semana do Jornalismo Literário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s